Sobre a ALAIC

A ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) é uma organização internacional de princípios científicos que reúne pesquisadores e profissionais das Ciências da Comunicação voltados a produção acadêmica no contexto latinoamericano. Além de congregar diferentes estudiosos em uma rede de pesquisa, a entidade cria ações a fim de garantir subsídios para que os componentes dessas organizações possuam e estimulem os direitos à liberdade de expressão e formação qualificada, além de fomentar pesquisas que viabilizem maior articulação social, bem como o exercício crítico e reflexivo sobre as mídias e a área da comunicação.

Comunicação, Ciência e Política sem Fronteiras
Por meio de estudos e pesquisas comunicacionais, a Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) promove encontros, seminários e conferências como estratégias de aproximação desses conhecimentos desenvolvidos em diferentes lugares da América Latina. Compromisso social e garantia de liberdade de expressão são valores que impulsionam jornalistas, pesquisadores de comunicação e demais profissionais da área a congregarem uma comunidade acadêmica voltada a produção de conhecimento e promoção de pesquisas que levem às mudanças democráticas requeridas pelas sociedades latino-americanas em seus processos de comunicação, em um marco de ética social.
A ALAIC, como entidade científica engendra o estímulo a produção acadêmica junto ao desenvolvimento de ações estratégicas para a emancipação social, por meios de debates sobre o uso dos meios de comunicação, discutindo também a relação de comunicadores e comunidade geral.