terça-feira, 18 de outubro de 2011

////

Diversidade de línguas e idéias no I Seminário Regional ALAIC – Bacia Amazônica

A necessidade de ouvir e dar espaço às vozes locais foi o tema que marcou o primeiro dia do I Seminário Regional ALAIC – Bacia Amazônica. Nesse sentido, a Amazônia é vista como espaço estratégico para as discussões da comunicação na contemporaneidade, tanto por ser pauta internacional como pela grande presença dos movimentos sociais no cotidiano da região.

Formaram a mesa de abertura o prof. Dr. Cesar Bolaño, presidente da ALAIC; José Miguel Veloso diretor da Assessoria de Educação a Distância da UFPA; Fátima Pessoa, vice-diretora do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA; Lívia Campelo, da Cáritas do Brasil representando os movimentos sociais; e a coordenadora do evento, Profa. Maria Ataíde Malcher.

A diversidade de línguas e idéias compôs a primeira mesa do Seminário Regional Alaic, intitulada "La investigación en Comunicación en América Latina: Interdisciplina, Pensamiento Crítico e Compromiso social na Amazônia”. Para discutir está temática, foram convidados Jean Michel, da Guiana Francesa, César Bolaño, da Alaic e Eduardo Villaneuva, do Peru.

Comunicação e cultura na América Latina - O prof. Bolaño partiu de uma análise das mudanças sociais e culturais ocorridas no pós Revolução Industrial, principalmente com a ascensão do capitalismo e suas implicações na cultura popular e no campo da ciência. Observando o cenário atual, de reorganização e novas formas de atuar dos movimentos sociais no contexto da comunicação, Bolaño acredita no desenvolvimento e necessidade de um pensamento crítico da realidade, após um período de retrocesso dessa forma de pensamento.

Ao analisar o contexto da comunicação social na Guiana Francesa, Jean Michel demonstrou o controle da informação no país, por meio dos grupos que controlam os meios de comunicação. Para Michel, o sistema de comunicação é completamente subjugado às emissoras francesas, o que manteria o status de colônia que a Guiana Francesa ainda sofre perante a França.

Já a comunicação em rede e suas implicações na cultura foram questões analisadas pelo prof° Eduardo Villaneuva. De acordo com ele, a comunicação digital, principalmente, abre novas possibilidades de relações interpessoais, visibilidade e identificações culturais. Para Villaneuva, assim, “comunicar não é só receber e processar, é escolher o que receber e como processar”.

O I Seminário Regional Alaic – Bacia Amazônica vai até dia 19. Porém, em seguida abre o Mídia Cidadã 2011, indo até dia 22. As discussões apenas começaram, sendo desenvolvidas ao longo da semana. A proposta é trazer novas perspectivas sobre a comunicação na América Latina e Amazônia.

Texto: Yuri Coelho
Foto: Ciro Brito

0 comentários sobre isso

Comentar

    Postar um comentário