terça-feira, 4 de outubro de 2011

////

Interdisciplina, pensamento crítico e compromisso social – a Comunicação na Amazônia

A Amazônia, vista como região estratégica sob o ponto de vista econômico e político, ainda precisa ser conhecida pelo Brasil, pela América Latina e pelos próprios amazônidas sob os aspectos sócio-cultural e comunicacional. E isso não pressupõe maior visibilidade da região nos meios de comunicação, incentivo ao turismo, ou o simples mapeamento social com vistas a atender políticas desenvolvimentistas, mas sim uma reflexão crítica que se consolide e ultrapasse os muros das universidades e dos centros e instituições de pesquisa.

Numa região com realidades tão diversas, são diversos os objetos de estudo para a Comunicação. Objetos que surgem no contexto de comunidades relativamente isoladas, ainda submetidas ao tempo da natureza (de rios que em época de chuva intensa inundam áreas, mudando a fonte de renda familiar e o calendário das aulas, por exemplo), ou no contexto das cidades onde a globalização é quem dita o tempo. Objetos que surgem a partir dos usos e apropriações de mídias tradicionais, ou a partir da criação de mídias alternativas para atender uma demanda que é local.

Diante dessa realidade diversificada, na qual as mediações também se apresentam em múltiplas faces, a condição interdisciplinar da Comunicação se apresenta como essencial para a compreensão de diferentes realidades econômicas, educacionais, políticas, culturais etc. A produção de conhecimento em Comunicação, de uma forma geral, é primordial para uma região em que a “entrada” e consolidação de meios de comunicação (como a TV e a internet), em muitos locais, ainda não aconteceram ou estão em processo.

Compromisso social na Amazônia

Se poucos conhecem de fato toda a diversidade de realidades existentes na Amazônia, os seus diferentes contextos comunicacionais, é chegada a hora de ampliar o horizonte das discussões que se fazem sobre a Comunicação na Amazônia. Ampliar no sentido de englobar a diversidade, mas também no sentido de levar o conhecimento produzido no locus científico para a sociedade e para outras regiões, no sentido de produzir intercâmbio – uma forma de consolidar a pesquisa em Comunicação na Amazônia e ao mesmo tempo firmar o compromisso social de promover uma comunicação plena, justa, crítica, inclusiva.

E é nesse contexto que se propõe a realização do I Seminário Regional – ALAIC – Bacia Amazônia, como forma de incentivar e tentar consolidar o pensamento crítico produzido sobre a Comunicação na região.

Texto: Élida Cristo

0 comentários sobre isso

Comentar

    Postar um comentário