terça-feira, 18 de outubro de 2011

////

Artigos são apresentados nas sessões de trabalho

Aconteceram hoje as sessões de trabalho que integram a programação do Seminário. Esses espaços foram destinados à apresentação de trabalhos acadêmicos, ao debate e às trocas de experiências quanto à pesquisa e produção científica na área da Comunicação.

Plurais, esses espaços privilegiaram trabalhos que abordaram temas e problemas relativos tanto a comunicação hegemônica quanto a comunicação alternativa ou comunitária. Em cada uma das quatro sessões foram apresentados, ao todo, oito artigos. Esses trabalhos foram, em geral, resultados de disciplinas ou de projetos de pesquisa e extensão.

Um dos artigos apresentados foi “Rádio em uma cidade da Amazônia”. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana Miranda Costa, a estudante da UFPA, Manuella Reale, apresentou a pesquisa que realizou com a estudante Anne Beatriz Costa, sobre a Rádio Progresso, localizada no município de Igarapé-Miri, interior do Pará. O artigo mostrou que além de exercer um papel fundamental no desenvolvimento do município, a Rádio Progresso é uma peça importante na construção identitária da população.

Outro artigo apresentado foi “A Folkcomunicação presente nas Feiras de Economia Solidária”, de Lilian Campelo, assessora da Cáritas Norte 2, localizada em Belém. O trabalho apresentado tratou de uma forma de expressão alternativa, que são as feiras de economia solidária. Folkcomunicação é um termo cunhado por Luis Beltrão para definir as manifestações culturais que não foram “contaminadas”, ao menos inteiramente, pela mídia. Principal instrumento de difusão e circulação de padrões estéticos e ideológicos, as feiras de economia solidária são uma forma de expressão e de comunicação popular que ainda não sofreu a influência industrial ou midiática.

Mídia e política, jornalismo científico, democratização da cultura e da comunicação, mídia e violência. Esses são alguns exemplos dos outros temas discutidos durante as sessões de trabalho realizadas hoje.

Texto: Pedro Fernandes
Foto: Erik Paiva Lopes

0 comentários sobre isso

Comentar

    Postar um comentário