terça-feira, 18 de outubro de 2011

////

César Bolaño fala sobre tema do I Seminário Regional ALAIC - Bacia Amazônica

O presidente da ALAIC, César Bolaño, participou da primeira mesa do Seminário Regional ALAIC - Bacia Amazônica, intitulada "La investigación en Comunicación en América Latina: Interdisciplina, Pensamiento Crítico e Compromiso social na Amazônia”.


Ao fazer uma crítica à divisão tradicional entre trabalho manual e intelectual, Bolaño afirma que essa separação precisa ser rompida. “É preciso criar condições de reconciliação, e as tecnologias informacionais, em princípio, poderiam facilitá-las. Só que o mundo, da maneira como se organiza hoje, não está levando a isso. É preciso reivindicar isso, é preciso reivindicar que todos tenham a capacidade de pensar, de entender o mundo de maneira crítica e da maneira mais ampla possível”.


Em relação à pesquisa em comunicação, o presidente da ALAIC entende que a preocupação é a de pensar a comunicação na perspectiva latino-americana: “E pensar a comunicação numa perspectiva real, a partir das necessidades das populações, da vida das pessoas, e não pensar a comunicação como o virtual, o externo, o abstrato, aquilo que está fora da realidade do mundo da vida”. Sob o ponto de vista da ALAIC, ainda disse que “enquanto entidade, a nossa preocupação é de organizar o pensamento latino-americano, dar força e fluxo a ele”.


Ao falar da sua impressão do evento após o primeiro dia, César Bolaño comentou que o I Seminário Regional da ALAIC, realizado com a regional Bacia Amazônica, foi uma aposta que a Associação fez e que está dando certo, “graças ao trabalho da coordenação e da equipe de organização que estão fazendo um trabalho primoroso”, concluiu.


Texto: Élida Cristo

0 comentários sobre isso

Comentar

    Postar um comentário