O Evento

I Seminário Regional da Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación

Comunicação em foco: estudos desenvolvidos na América latina
O I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica acontecerá pela primeira vez em Belém do Pará, de 17 a 19 de outubro de 2011, como parte da programação que inclui a II Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.

A ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación) foi criada em 1978 e realiza a cada 2 anos um congresso e um seminário internacional. Além de outros cursos, congressos, seminários, simpósios, fóruns, conferências, ciclos de estudos e publicações relacionadas com a Comunicação e suas particularidades na América Latina. A realização do I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica faz parte da política de regionalização da Associação, que conta com Representações Regionais divididas da seguinte forma:
Região 1- Cone Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Região 2- Andina: Bolívia, Peru e Equador
Região 3- Bacia Amazônica: Colômbia, Venezuela e norte do Brasil
Região 4- Norte: América Central e Caribe

Essas representações têm a responsabilidade de atuar como elemento de união entre os pesquisadores de sua respectiva região e a Associação, facilitando o intercâmbio e colaboração acadêmica para o cumprimento da missão da associação: Impulsionar o desenvolvimento da pesquisa comunicacional na América Latina e sobre ela, junto à consolidação de uma comunidade acadêmica que produza em condições de liberdade, qualidade e colaboração permanentes.
O espaço para o primeiro seminário regional da ALAIC é a Amazônia, região complexa e plural em aspectos naturais e simbólicos, que se encontra em meio a muitas discussões sobre a forma de produção e interação comunicacional.

O seminário tem como objetivo estimular o fortalecimento de estudos das Ciências da Comunicação e congregar os resultados desses estudos como ferramenta para o incremento dos debates e ampliação de conceitos e discursos sobre os meios de comunicação, bem como os efeitos da midiatização na contemporaneidade.

A inscrição para a II Conferência Sul-americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e o I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica é unificada, logo, você se inscreve uma única vez para ter acesso a toda programação.

Confira o Projeto do Seminário disponível para download aqui.