segunda-feira, 26 de setembro de 2011

////

Economia e Políticas Públicas de Comunicação no I Seminário Regional da ALAIC




Valério Cruz Brittos é doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (2001) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul.

Ele estará em Belém para o I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica, sendo um dos expositores na mesa “Economia e Políticas Públicas de Comunicação”. O professor possui experiência na área de comunicação, com ênfase em Economia Política da Comunicação, atuando no campo da pesquisa da televisão e convergência com os seguintes eixos: políticas de comunicação; audiovisual, tecnologia e sociedade; história da comunicação; e processos midiáticos.

Atualmente, Valério Brittos também ocupa o cargo de vice-presidente da Unión Latína de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federação), é representante Regional da ALAIC (Brasil/Cone Sul) e membro do conselho consultivo da INTERCOM.

A Economia Política da Comunicação

A economia política da comunicação (EPC) é um importante campo teórico metodológico explorado pelo professor Valério Brittos dentro das Ciências da Comunicação. De maneira geral, a EPC trata da produção, distribuição, acumulação e consumo de produtos comunicacionais, relacionando a mídia e os sistemas de comunicação à estrutura social mais ampla em que estão inseridos.

Dessa maneira, pode analisar, por exemplo, em que medida a propriedade, as formas de financiamento e as políticas governamentais para a área de comunicação influenciam o comportamento da mídia e de seus conteúdos. Este campo pode problematizar ainda a interferência que todo esse aparato de produção, distribuição e consumo de bens (como programas de televisão, publicações jornalísticas, livros, discos, cinema etc) exerce em questões como a desigualdade de acesso a conteúdos midiáticos e a concentração de sua produção.

- Para saber mais sobre a EPC, acesse Economia Política da Comunicação e da Cultura: uma apresentação

- Para conhecer melhor o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Economia Política e Sociedade”, coordenado pelo Professor Valério Brittos na UNISINOS, acesse http://www.grupocepos.net/

0 comentários sobre isso

Comentar

    Postar um comentário