terça-feira, 20 de setembro de 2011

////

Colóquio Internacional sobre Rádios Comunitárias Integra Programação do I Seminário Regional da ALAIC - Bacia Amazônica

Compor um painel das distintas realidades das emissoras comunitárias na região pan-amazônica, assemelhadas por desafios e complexidades comuns. Este é o objetivo do Colóquio “Rádios Comunitárias na Pan-Amazônia: desafios da comunicação comunitária em regiões periféricas”, espaço que integra a programação do I Seminário Regional da Associação de Pesquisadores Latinoamericanos da Comunicação (ALAIC) - Bacia Amazônica, que acontece em Belém do Pará, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2011.

O Seminário da ALAIC faz parte da programação da II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã (17 a 22 de outubro), promovidas pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e da Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã. A realização do evento é da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a co-realização do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e da Embrapa Amazônia Oriental.

O colóquio sobre rádios comunitárias é, por sua vez, uma iniciativa da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ), e acontece no dia 18 de outubro, às 9 hs.

A proposta é reunir pesquisadores de países com porções amazônicas para expor e discutir os limites e as possibilidades das rádios comunitárias em regiões periféricas, onde esses veículos surgem, inúmeras vezes, como um dos principais meios de comunicação.

Segundo dados da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), existe a expectativa de, pelo menos, quatro mil rádios comunitárias em 115 países nos cinco continentes. Um número subestimado, já que somente no Brasil os dados oficiais do Ministério das Comunicações ultrapassam esta cifra. Na Amazônia, cerca de 300 rádios comunitárias já foram licenciadas pelo Ministério, porém não se sabe o número real de emissoras que estariam operando.

São essas rádios que conseguem romper um pouco do isolamento de algumas comunidades amazônicas e inserir esses atores como sujeitos ativos da esfera pública, mostrando que mesmo vivendo a chamada “Era da Informação” sob a aura das novas tecnologias, ainda existem regiões onde as pessoas não estão ligadas nas redes mundiais de comunicação.

Por isso, contribuir para um maior entendimento e aprofundamento do tema de forma comparada entre os países da região é o objetivo do Colóquio. A expectativa dos organizadores é que, a partir do encontro, possam ser articulados estudos conjuntos, de caráter regional, sobre o fenômeno das rádios comunitárias, na perspectiva pan-amazônica.

Texto: Agência Cidadã de Comunicação (FACOM/UFPA)

Contato: 91 3201 8170

0 comentários sobre isso

Comentar

    Postar um comentário