domingo, 28 de agosto de 2011

////

O notório desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação ao longo do século XX ressalta a importância da reflexão sobre os usos sociais, políticos, e culturais dessas possibilidades. Mais do que mera técnica, a comunicação diz respeito a fins de humanidade e diálogo.

A ALAIC

Na América Latina, especialmente entre as décadas de 60 e 70 do século passado, nota-se a efervescência intelectual em torno do impacto dos produtos midiáticos produzidos na Europa e nos Estados Unidos, bem como do aparato teório-reflexivo desenvolvido para pensá-los, e que também chegava à região.

A ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) foi fundada em 1978, na Venezuela, por profissionais e pesquisadores de diversos países da América Latina como uma iniciativa científica para a reunião de pesquisadores latino-americanos em torno de temas comuns e necessários para a compreensão de nossa situação político-econômica, social e cultural no cenário comunicativo, a partir de um olhar próprio.

O I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica acontecerá pela primeira vez em Belém do Pará, de 17 a 19 de outubro de 2011, como parte da programação que inclui a II Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.

I Seminário Regional da ALAIC

A realização do I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica faz parte da política de regionalização da Associação, que possui Representações Regionais com a responsabilidade de atuar como elemento de união entre os pesquisadores de sua respectiva região e a Associação, facilitando o intercâmbio e colaboração acadêmica para o cumprimento da missão da associação: impulsionar o desenvolvimento da pesquisa comunicacional na e sobre a América Latina, junto à consolidação de uma comunidade acadêmica que produza condições de liberdade, qualidade e colaboração permanentes.

A inscrição para a II Conferência Sul-americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e o I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica é unificada, logo, você se inscreve uma única vez para ter acesso a toda programação.



- Para saber mais, acesse: A ALAIC e o Cenário Comunicativo na América Latina de Maria Cristina Gobbi


- Para Inscrever-se na II Conferência Sul-americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e no I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica, clique aqui